terça-feira, 10 de março de 2009

Introdução

Seja bem-vindo ao blog Música Litúrgica.

Depois de algum tempo trabalhando na formação litúrgica de algumas comunidades percebi que uma das áreas mais necessitadas de formação é a da música litúrgica. Em muitas comunidades existe um grande espírito de confusão a respeito desse assunto. Muitos cantores e instrumentistas não entendem a sua função ministerial dentro da celebração litúrgica, há um grave problema no repertório de cânticos para a celebração eucarística, a maioria dos músicos não sabe que critérios adotar para escolhê-los e ainda há a grande presença de pessoas totalmente desprovidas de uma formação litúrgica mínima, por isso, vão a Igreja para cantar na Missa e não para cantar a Missa.

João Paulo II escreveu o seguinte no quirógrafo sobre a música sacra, em novembro de 2003: “O aspecto musical das celebrações litúrgicas, portanto, não pode ser relegado nem à improvisação nem ao arbítrio de pessoas individualmente, mas há de ser confiado a uma direção harmoniosa, no respeito pelas normas e as competências, como significativo fruto de uma formação adequada. Também neste campo, portanto, se evidencia a urgência de promover uma formação sólida, quer dos pastores quer dos fiéis leigos” (n. 8 e 9).
Por isso, tomei a iniciativa de ajudar, através da rede mundial de computadores, os que se dedicam a música e ao canto litúrgico em nossas Igrejas.

A seguir apresento alguns dos temas que serão postados neste blog:
- Introdução
- Cantar na Missa ou cantar a Missa?
- Princípios básicos de liturgia
- A estrutura da Missa
- A importância do canto na liturgia
- Fundamentos: função e papel do canto litúrgico
- O grupo de cantores
- Música litúrgica e música religiosa
- Graus de importância dos cânticos litúrgicos
- Como escolher os cânticos para a Celebração Eucarística
- O Canto de entrada
- O Kirye ou Senhor, tende piedade
- O Glória
- Salmo
- Aclamação ao Evangelho
- A Seqüência
- A Profissão de Fé
- A Oração Universal
- Canto da Apresentação das Oferendas
A Oração Eucarística
- O Santo
- O Canto da paz (?)
- O Cordeiro de Deus (Agnus Dei)
- Canto de Comunhão
- O Canto final
- O Silêncio sagrado
- A Sacrossanto Concilium e a Música Sacra
- Música e os Tempos Litúrgicos
- Cantar o Advento
- Cantar o Natal
- Cantar o Tempo Comum
- Cantar a Quaresma
- Cantar a Páscoa
- Cantar as Festas e Solenidades
- Os Santos Padres e a música sacra
- Princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos do canto e música litúrgica (CNBB)
- A voz
- A espiritualidade da voz
- A importância da técnica vocal
- O Canto gregoriano
- O Canto polifônico
- O documento Musicam Sacram
- Um livro de cânticos na Bíblia: os Salmos
- O Hinário Litúrgico da CNBB
- Meses temáticos e Tempos litúrgicos
- Espiritualidade litúrgica

Você poderá usar esse material para sua formação pessoal ou ainda transmiti-lo ao seu grupo ou ministério de música.

Louvemos o nome santo do Senhor com as palavras do salmista:
“Cantai ao Senhor Deus um canto novo e o seu louvor na assembléia dos fiéis. Alegre-se Israel em quem o fez e Sião se rejubile no seu Rei”.

segunda-feira, 9 de março de 2009

CANTEMOS AO SENHOR O CANTO DO AMOR

Cantai ao Senhor Deus um canto novo e o seu louvor na assembléia dos fiéis” (Sl 149,1).

Somos convidados a cantar um canto novo ao Senhor. O homem novo conhece o canto novo. O canto é uma manifestação de alegria e, se examinarmos bem, é uma expressão de amor. Quem, portanto, aprendeu a amar a vida nova, aprendeu também a cantar o canto novo. É, pois, pelo canto novo que devemos reconhecer o que é a vida nova. Tudo isso pertence ao mesmo Reino: o homem novo, o canto novo, a aliança nova.

Não há ninguém que não ame. A questão é saber o que se deve amar. Mas o que podemos escolher, se antes não formos escolhidos? Porque não conseguiremos amar se antes não formos amados. Escutai o apóstolo João: Nós amamos porque ele nos amou primeiro (1Jo 4,10). Procura saber como o homem pode amar a Deus; não encontrarás resposta, a não ser esta: Deus o amou primeiro. Deu-se a si mesmo aquele que amamos, deu-nos a capacidade de amar... amemos a Deus com o amor que vem de Deus.

Deus se oferece a nós pelo caminho mais curto. Clama para cada um de nós: Amai-me e me possuireis; porque não podeis amar-me se não me possuirdes.

Ó irmãos, ó filhos, ó novos rebentos da Igreja Católica, ó geração santa e celestial, que renasceste em Cristo para uma vida nova! Ouvi-me, ou melhor, ouvi através do meu convite: Cantai ao Senhor Deus um canto novo. Já estou cantando respondes. Tu cantas, cantas bem, estou escutando. Mas oxalá a tua vida não dê testemunho contra as tua palavras.

Cantai com a voz, cantai com o coração, cantai com os lábios, cantai com a vida: Cantai ao Senhor Deus um canto novo. Queres saber o que cantar a respeito daquele a quem amas?... Queres saber então que louvores irás cantar? Já o ouviste: Cantai ao Senhor Deus um canto novo. Que louvores? Seu louvor na assembléia dos fiéis. O louvor quem canta é o próprio cantor.

Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmo o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.

Santo Agostinho, Sermão 34 (Séc. V).