segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os Salmos - I

"Quem Salmodia em nome da Igreja deve prestar atenção ao sentido pleno dos salmos"
(Inst. Geral da Liturgia das Horas)



O termo salmo vem do grego psalmos e significa, no seu sentido hebraico, “canto acompanhado de música”. O saltério é designado como “livro dos louvores”. A Bíblia apresenta os salmos em número de 150.

A formação dos salmos passou por muitas etapas. Eles não foram escritos por um único autor (Davi, Asaf, Coré - atribuídos), mas compostos em separado, em vista de favorecer a vida de oração da comunidade ou dos indivíduos, posteriormente eles foram reunidos em coleções.


O que é um Salmo?

Uma primeira definição seria: é um poema contido no saltério.

Os salmos têm como fonte a existência humana e os acontecimentos significativos que a ponteiam. O fervor de Israel, na súplica e no louvor a Deus, encontra sua expressão última no culto. Os salmos estão precisamente a serviço desse momento privilegiado da fé do povo, ponto alto de sua vivência religiosa.

É certa a vinculação desses poemas à liturgia bíblica. O saltério é um livro de orações, por isso, todos os salmos se destinam ao uso cultual.

Sendo assim, uma definição mais precisa seria: os salmos são orações em forma poética destinadas ao culto. O saltério é o livro de oração litúrgica de Israel.





Download da Partitura e da Letra: Clique aqui


Dedicarei uma série de postagens aos Salmos, especialmente sobre a sua utilização na Liturgia da Missa, bem como alguma melodias modelos para o canto do Salmo Responsorial.


Ronaldo Vicente

11/2009